Audiometria

O que é Audiometria?
A audiometria é um exame indolor que avalia a capacidade do paciente de ouvir e compreender os sons. É um teste subjetivo que utiliza o método psicométrico dos limites auditivos, sendo que sua finalidade é medir a sensibilidade auditiva do paciente. O objetivo desse exame é fornecer dados sobre a integridade do mecanismo auditivo para auxiliar no diagnóstico médico e ajudar na conduta audiológica adequada.

Dois tipos
de avaliação
audiológica
Audiometria tonal Avalia via aérea e via óssea, em diversas frequências, sendo indicado pelo paciente sua sensibilidade aos sons. Assim, pode se indicar o tipo e o grau da perda auditiva.
Audiometria vocal Avalia a compreensão da fala humana.

O que é imitanciometria

A imitanciometria é um exame indolor, que complementa a audiometria e contribui no diagnóstico objetivo. Esse exame avalia o funcionamento da orelha média (membrana timpânica e ossículos) e os reflexos estapedianos (nervos auditivos...), indicando se há ou não indícios de secreção na orelha média, bem como a mobilidade do tímpano (flacidez ou rígidez) e dos ossículos e a disfunção da tuba auditiva.

ORIENTAÇÃO

Não usar fones de ouvido nas últimas 14 hs antes da hora do exame

DURAÇÃO DO EXAME De 40 a 60 minutos
O que é processamento auditivo central?

O processamento auditivo central é uma avaliação que envolve todas as habilidade auditivas, desde o sistema auditivo periférico (orelha externa, média e interna e nervos auditivos) que faz a detecção do som, até o sistema auditivo central (núcleos cocleares, córtex auditivo, corpo caloso...) que faz a análise e interpretação dos sons para compreensão da mensagem acústica. O objetivo dessa avaliação é a identificação e categorização da desordem, orientação aos profissionais que já atuam com o paciente, fornecer ao fonoaudiólogo sugestões de estratégias que poderão ser enfocadas no processo terapêutico para a reabilitação auditiva do paciente e o acompanhamento da evolução do processo de fonoterapia poderá ser feito por reavaliação do processamento auditivo.
A avaliação é feita em crianças, adolescentes e adultos.

ALGUMAS MANIFESTAÇÕES
COMPORTAMENTAIS DAS DESORDENS DO PAC

Distração
Precisa ser chamada várias vezes
Dificuldade de acompanhar uma conversa com muitas pessoas falando ao mesmo tempo
Dificuldade em localizar sons.
Dificuldade para aprender a ler e a escrever
Dificuldade na aprendizagem
Fica isolado, por perceberem suas dificuldades em casa ou na escola
São muito agitadas ou muito quietas

Duração: 2 dias com 40 minutos cada.
Orientação: No dia da avaliação, o paciente não poderá estar com sono, cansado e não fazer uso de fones de ouvidos nas últimas 14 hs que antecede a avaliação
 
dúvidas?
fale conosco!

Avaliação

Independente da sua dificuldade de audição, a Audiopaulista está preparada para lhe ajudar e apontar a melhor solução para você ouvir os melhores sons da vida. Dificuldades para entender as palavras, ou seja, ouve mas não as entende? E para escutar televisão ou telefone? Está difícil para escutar de longe ou em ambientes ruidosos? Não se preocupe. Estamos aqui para ajudá-lo.


ATENDIMENTO CLÍNICO

Com encaminhamento médico, realizamos em nossa clínica, o exame de audiometria completa para indicação, seleção e adaptação do aparelho auditivo compatível com suas reais necessidades diárias.

TIPOS DE PERDA:
  • Condutiva: Qualquer interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até o ouvido médio.
  • Neurossensorial: Ocorre quando há impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas ou nervo auditivo.
  • Mista: Ocorre quando há uma alteração desde o pavilhão auricular até o ouvido interno (cóclea e nervos auditivos).
GRAUS DE PERDA AUDITIVA:
  • Perda auditiva leve: Caracteriza-se por uma pequena dificuldade de compreensão, o indivíduo ouve bem em ambientes silenciosos, mas apresenta dificuldades em ambientes ruidosos e com fala distante ou muito baixa.
  • Perda auditiva de grau moderado Caracteriza-se por uma dificuldade na compreensão mesmo em ambientes silenciosos, além disso, o indivíduo com essa perda necessita que os outros repitam muitas vezes a palavra ou que se fale mais alto.
  • Perda auditiva de grau severo O indivíduo apresenta muita dificuldade para entender a fala.
  • Perda auditiva de grau profundo A pessoa com essa perda auditiva escuta sons somente acima de 90 dB.(sons extremamente alto)